Cursos Gratuitos No Distrito Federal

O Distrito Federal oferece oportunidades de Cursos Profissionalizantes Gratuitos através de Escolas Técnicas ; Instituições “S” SENAI e SENAC e também do PRONATEC Programa do Governo Federal que oferece Bolsas de Estudos a alunos que desejam cursar o Ensino Profissionalizante na Modalidade de Ensino Médio Profissionalizante e Subsequencial.

As instituições “S” do SENAI e SENAC oferecem Bolsas de Estudos para Cursos Livres; Cursos Técnicos de Ensino Médio; Formação Concomitante e outros com objetivo de profissionalização de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, os cursos Subsequenciais são oportunidades para candidatos que optam por adiar a formação profissional em razão da escolha de um dos cursos profissionalizantes.

Os Cursos Profissionalizantes são excelentes oportunidades para jovens que desejam ingressar em carreiras Administrativas; Saúde; Indústria e Informática. Os cursos de Formação Concomitante oferecem aos jovens que não tiveram oportunidade de cursar o nível médio e fundamental na idade certa uma carga horária variada onde as matérias do ensino fundamental e médio podem ser cursadas concomitantemente com as matérias da formação profissionalizante.

Cursos Gratuitos No Distrito Federal

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC

O PRONATEC foi instituído junto a Promoção do ENEM ( Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio), desta maneira os alunos que optarem pela formação Técnica Profissionalizante Subsequencial, podem utilizar a nota do ENEM para conseguir uma Bolsa de Estudos em Curso Profissionalizante de Instituições “S” SENAC e SENAI; Instituições Particulares; Federais e Militares, sem a necessidade de fazer a Prova de Admissão obrigatória para algumas instituições.

Além da Formação Subsequencial que deve ser feita pelos candidatos com Ensino Médio Completo; o PRONATEC também dispõe de vagas em Cursos Livres com carga horária variada ; Cursos de Formação Concomitante para candidatos que não fizeram o ENEM e não possuem Ensino Médio Completo e Formação Militar onde os candidatos deverão se inscrever através do site do PRONATEC para ingressar em Carreiras Militares.

Cursos Técnicos Direcionados à Formação Militar- PRONATEC

O Eixo Militar faz parte de uma das 220(duzentas e vinte) opções de Cursos Técnicos oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC), são 34 cursos com bolsas de estudos integrais voltados à segurança e redação de documentos técnicos.

A matrícula em uma das formações militares oferecidas pelo Programa Federal PRONATEC e realização da Prova ENEM não garante carreira militar, para ingressar na carreira militar ainda é necessário após a conclusão do curso presta concurso de ingresso de cargo.

Cursos de Formação Concomitante

Os Cursos de Formação Concomitante poderão ser ofertados no eixo Militar do PRONATEC na modalidade de Ensino Técnico Profissionalizante, desta maneira o ingressante no curso deve fazer o Ensino Médio concomitantemente a Formação Militar.

A Formação Concomitante também é destinada aos jovens que não tiveram oportunidade de cursar o Ensino Médio e Fundamental na idade certa, desta maneira é possível uma carga horária variada onde o aluno poderá realizar matérias do EJA (Educação de Jovens e Adultos) concomitantemente a formação profissionalizante.

Modalidade de Formação Profissionalizante EAD

As instituições “S” de Ensino Profissionalizante oferecem Cursos na Modalidade de Educação a Distância (EAD), para fazer um dos cursos na Modalidade de Educação a Distância do SENAC e SENAI basta fazer cadastro no site e acessar o AVA através de Login e Senha.

Os interessados em Bolsas de Estudos do SENAC deverão inscrever-se através do PSG ( Programa SENAC Gratuidade), os cursos do SENAC que não são ofertados gratuitamente poderão ser oferecidos através do PSG, desta maneira é necessário ir até a Unidade SENAC onde é ofertado o curso e se inscrever no PSG.

10 Bolsas Cursos Gratuitos Distrito Federal

  1. Técnico em Comunicação Naval ( PRONATEC);
  2. Técnico em Controle de Tráfego Aéreo (PRONATEC);
  3. Técnico em Mergulho (PRONATEC);
  4. Técnico em Enfermagem (PSG- SENAC Distrito Federal);
  5. Técnico em Nutrição e Dietética (PSG- SENAC Distrito Federal);
  6. Técnico em Contabilidade (PSG- SENAC Distrito Federal);
  7. Curso Livre de Maquiagem (PSG- SENAC Distrito Federal);
  8. Manutenção de Notebooks (PSG- SENAC  Distrito Federal);
  9. Polidor Automotivo ( SENAI Distrito Federal);
  10. Marceneiro de Móveis Planejados (SENAI Distrito Federal.

Add Comment