Encceja 2019: Inscrições, Local de Prova, Material de Estudo

O Encceja 2019 será realizado em agosto, trazendo uma ótima oportunidade para as pessoas que abandonaram a escola e agora desejam retomar os estudos. Ao participar do exame, você tem a chance de obter o diploma do nível fundamental ou do ensino médio, dependendo apenas das suas notas.

encceja 2019

Encceja 2019: Inscrições, Local de Prova, Material de Estudo (Foto: Freepik)

A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos apresenta algumas novidades, com destaque para a acessibilidade às pessoas com deficiência. Será a primeira vez que a prova do Encceja disponibilizará uma versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Também haverá mudanças em relação ao esquema de segurança no dia da prova. Os participantes que deixarem aparelhos eletrônicos emitirem som durante os testes serão eliminados. Além disso, todos os lanches passarão por revista, novidades que contribuem para evitar fraudes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Como funciona o Encceja

Também chamado de exame supletivo, o Encceja é um exame voluntário e gratuito, destinado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Se você largou a escola para trabalhar, por exemplo, e agora quer voltar a estudar, fazer essa prova é uma boa pedida.

São duas versões da prova disponíveis. No Encceja Ensino Fundamental, quem não concluiu esse nível de escolaridade tem a chance de tirar a certificação, fazendo as provas de Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Educação Artística.

certificação encceja

Obtenha seu diploma de nível fundamental ou médio (Foto: Freepik)

Já o Encceja Ensino Médio é para quem terminou o ensino fundamental mas não chegou a concluir o nível médio. Neste caso, as provas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Para obter a certificação do Encceja é preciso tirar a nota mínima exigida em todas as provas do nível escolhido. Quem não conseguir o resultado mínimo em todas elas tem direito à Declaração Parcial de Proficiência e precisa refazer os testes no ano seguinte.

Inscrições Encceja 2019

As inscrições para o Encceja 2019 já se encerraram. Os interessados em fazer a prova puderam se cadastrar através do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso, até o dia 31 de maio.

Se você perdeu o prazo, a próxima oportunidade será no Encceja 2020, que terá as informações divulgadas no primeiro semestre do ano seguinte.

inscrições encceja

Página do participante do Encceja 2019 (Foto: Reprodução INEP)

Vale lembrar que a idade mínima para fazer o Encceja é de:

  • 15 anos para o Ensino Fundamental
  • 18 anos para o Ensino Médio

Datas das provas

A prova do Encceja 2019 será aplicada no dia 25 de agosto, conforme o calendário divulgado pelo INEP. Os testes ocorrerão em mais de 600 municípios de todo o Brasil, nos períodos da manhã e da tarde.

Já o Encceja Exterior 2019, destinado aos brasileiros que residem em outros países, terá a prova aplicada no dia 15 de setembro. Os testes poderão ser feitos na Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Guiana Francesa, Japão, Itália, Portugal, Suriname, Suíça e Reino Unido.

Consulta local de prova

O cartão de confirmação do Encceja 2019 estará disponível a partir do dia 12 de agosto, no site oficial do exame. É dever do candidato verificar essa informação, já que o documento não é enviado para a residência do inscrito, podendo ser consultado somente via internet.

Para saber o local de prova do Encceja 2019 acesse a página do participante do exame, com seus dados de login (CPF e senha cadastrada), e confira o cartão de inscrição, lembrando que ele estará disponível no dia 12 de agosto.

Nele constarão informações como:

  • Número de inscrição
  • Data, hora e local de realização das provas
  • Indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino
  • Solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, se for o caso
  • Indicação da Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal que emitirá a certificação

É importante imprimir o comprovante do local de prova do Encceja e levá-lo no dia do exame, junto com seus documentos.

Material de estudo

Além dos cursinhos preparatórios, você também pode estudar para o Encceja em casa, utilizando os materiais disponibilizados pelo INEP, gratuitamente.

Basta acessar o site do INEP e fazer o download do material de estudo gratuito. Na página, também é possível encontrar provas antigas do Encceja.

Add Comment