Supletivo a Distância

Muitas pessoas que abandonaram a escola estão retomando os estudos e contando com uma ajuda da tecnologia para concluir o ensino fundamental e/ou médio. Elas estão fazendo o supletivo a distância, modalidade de ensino com grande procura nos últimos anos.

supletivo pela internet

Supletivo a Distância (Foto: Freepik)

Parar de estudar é algo que pode prejudicar bastante a sua vida profissional, ainda mais com o mercado de trabalho cada vez mais exigente em relação à formação acadêmica. Se você não quer ficar para trás, a melhor dica é voltar a estudar.

Com o curso supletivo online, não é preciso comparecer à sala de aula todos os dias, como na escola convencional. O aluno desse tipo de curso estuda pela internet, bastando utilizar um computador conectado à web ou mesmo um smartphone ou tablet.

O que é

O supletivo EAD é uma modalidade de ensino para quem parou de estudar e quer voltar à escola, para concluir o ensino fundamental e/ou o ensino médio na metade do tempo, se comparado à escola convencional, podendo, a partir daí, dar sequência à sua formação, fazendo um curso técnico ou superior, por exemplo.

A diferença para o supletivo presencial é que no curso a distância o aluno não precisa ir à sala de aula, pois estuda em casa, seja pela internet ou utilizando materiais impressos. O estudante do EAD só precisa ir à escola para fazer a prova final, cuja nota definirá se ele está apto para obter o certificado do ensino fundamental/médio.

curso supletivo

Obtenha o diploma do ensino fundamental e/ou médio em menos tempo, fazendo o supletivo (Foto: Freepik)

O supletivo a distância ensino fundamental é para quem não concluiu esse nível de escolaridade, podendo fazê-lo em até dois ou três anos, enquanto o supletivo a distância ensino médio, que tem duração de um ano e meio, atende às pessoas que não fizeram ou não terminaram as três séries do nível médio.

A título de curiosidade, supletivo e EJA (Educação de Jovens e Adultos) são o mesmo tipo de curso, basicamente.

Quem pode fazer

Como informado no início do texto, o supletivo é exclusivo para quem não fez ou não concluiu os estudos na idade adequada, de acordo com as regras do Ministério da Educação.

Dessa forma, é preciso prestar atenção aos requisitos para fazer supletivo a distância, que dizem respeito principalmente à idade mínima:

  • Supletivo ensino fundamental: a partir de 15 anos
  • Supletivo ensino médio: a partir de 18 anos
supletivo online grátis

Retome os estudos fazendo o supletivo online (Foto: Freepik)

Onde encontrar

Viu como o supletivo a distância pode ser importante para a sua vida profissional? Se você se interessou por esse curso, precisa saber que várias instituições disponibilizam o EJA pela internet, atendendo estudantes de todo o Brasil.

Conheça alguns sites que oferecem supletivo online:

Lembramos que a maior parte desses cursos é paga, mas há algumas opções de supletivo a distância gratuito, como o oferecido pelo Sesi São Paulo.

Clique nos links acima para maiores informações.

21 Comments

  1. Antônia cleonete Ferreira Saldanha
  2. DENISE Aparecida Gonzaga da silva Viana
  3. jose anderson bastos da Silva
  4. Rosimari foss Ribeiro
  5. Roberto Carvalho
  6. Maria jose Morais alves
  7. Marilane
  8. Maxilaine
  9. BONFIM XAVIER DE MATOS
  10. EDILANIA DE OLIVEIRA mota
  11. Ivone alberti

Add Comment